Melhor Firewall.Qual?


Ano novo, hora de renovar alguns softwares, olhar lançamentos, testar alguns, remover outros. Depois de pesquisar como estão os antivírus, está na hora de saber se é preciso trocar o firewall ou não. O resultado foi surpreendente.

O firewall é uma barreira de defesa do seu computador tanto em redes privadas quanto internet e o protege de acessos não autorizados, tanto na entrada quanto na saída de informações. O programa analisa os pacotes de informação e as portas do computador e usa regras para permitir ou não a entrada ou saída. Fazendo uma analogia, é como estar dentro de uma escola, sendo essa o seu PC. Os pacotes de dados são os alunos, circulando por várias salas, refeitório, quadras, cantina, etc. As portas de acesso a esses locais são as portas do computador (por exemplo, BitTorrent usa a porta 6881). O firewall são os inspetores, professores, coordenadores e diretores da escola, sempre atentos se um aluno não uniformizado está tentando entrar, se um aluno está tentando entrar numa sala que não seja sua, os horários de entrada e saída e por aí vai.

É por isso que o pessoal de infra nas empresas é obcecado com firewalls: se um usuário clica numa imagem e baixa um malware na rede da empresa, a primeira linha de defesa contra a contaminação de centenas, senão milhares de computadores, é justamente esse software. Com a profissionalização dos programadores dessas pragas eletrônicas, fica cada vez mais difícil se proteger, principalmente contra roubo de dados, como o número do cartão de crédito.

Foi realizada, em 2007, uma análise de segurança com várias marcas de firewall por um consultor independente e apenas algumas delas passaram em todos os testes. Foram feitas várias baterias de leak-testing, pequenos programas que tentam, de forma não-destrutiva, burlar a proteção de um firewall. É óbvio que se um programa-conceito consegue furar a sua proteção, um programador profissional de malware também será capaz do mesmo.

Outro teste realizado foi o de defesa contra desligamento (termination defense), na qual apenas 3 produtos passaram, na época dos testes.

Leak-Tests
1. Online Armor Personal Firewall 2.1.0.19 Free (freeware)
2. Outpost Firewall Pro 2008 6.0.2162.205.402.266
3. Comodo Firewall Pro 2.4.18.184
4. Jetico Personal Firewall 2.0.0.35

Nos testes originais, os 4 firewalls acima passaram em todos os testes, sendo que apenas os 2 primeiros obtiveram 100% em todos os testes. Desde então, versões atualizadas, baseadas nos resultados já foram lançadas. O Comodo Firewall Pro atingiu 100% do score e o Kaspersky Internet Security é o mais recomendado, com o Zone Alarm vindo logo atrás.

Termination Defense

1. Outpost
2. Kaspersky
3. Comodo

Mesmo caso acima, mas o Online Armor não foi testado. Recomendo ler os testes completos no website para tirar suas próprias conclusões.

Recomendações de Segurança

Ficou claro que os grandes nomes da segurança são uma decepção. Se você quer investir em uma suíte de segurança, existem algumas boas opções, sem ordem específica:

- Online Armor Personal Firewall: mesmo sendo a versão "light" de um produto mais completo, passou de primeira em 100% dos testes anti-leak. Não há resultados quanto aos testes de tentativa de desligamento.
- Kaspersky Internet Security: firewall e antivírus excelentes, reconhecidos por empresas e profissionais da indústria de segurança.
- Comodo Firewall Pro 3: atualizado desde os testes originais, 100% gratuito com TODOS os recursos e disponível em português (versão 2.4, com as correções apontadas pelo teste).
- Outpost Firewall Pro: simplesmente um dos melhores programas de proteção do mercado. Ele é leve e muito intuitivo de usar. A versão gratuita dele não é recomendada, mas a Pro é bem superior aos gigantes do mercado de segurança.

Conclusão

No post Dica: Qual o melhor antivírus?, há informações para que você inicie uma pesquisa para deixar seu computador mais seguro em 2008 e evitar sustos. O ideal é associar firewall e antivírus.

Você quer segurança e performance, com mínimo de consumo de recursos?
Antivírus Nod32 + Outpost Firewall Pro é uma boa associação. Você também pode optar por um dos programas gratuitos mencionados abaixo.

Se você prefere ficar dentro de um mesmo fornecedor, Kaspersky Internet Suite. Mas o preço pode ser salgado para muitos e ele é um pouco mais lento em relação a outras soluções.

Quer economizar ao máximo? Escolha entre o Comodo Firewall Pro e o Online Armor Personal Firewall e um antivírus gratuito como o Antivir/Avast/AVG.

Não importa qual a decisão, não use o firewall que veio com o Windows XP. Ter ele e nada é quase a mesma coisa. Tem alguma recomendação? Usou algum programa e não gostou? Como está o consumo de recursos nos programas de segurança? O que você usa?


Fonte:meioBit

Nenhum comentário: