Novo Ubuntu se conectará mais facilmente a redes 3G. Conheça outras novidades do sistema


O Ubuntu, a distribuição de Linux mais conhecida, é atualizada duas vezes por ano, normalmente em abril e em outubro. Assim, falta pouco mais de um mês para o lançamento da "IntrepidIbex", versão 8.10 do sistema operacional (a previsão é que a versão final chegue no dia 30/10).

Apoveitamos a ocasião para enumerar algumas mudanças:

Facilidade em acessar redes 3G: deverá chegar uma das funcionalidades mais esperadas: o suporte a rede 3G oferecido por aqueles modens de operadoras de celular ou conectando o celular no próprio computador. Ele será compatível tanto com rede EDGE (Vivo) quanto HSDPA(Tim e Claro) —com a nova versão, a promessa é de que a maioria dos dispositivos sejam configurados automaticamente.

Há sites norte-americanos em que se diz que não há grandes problemas em usar esse tipo de banda larga no Linux, mas no Brasil o usuário pode encontrar dificuldades em instalar os modens disponíveis no mercado.

Diretório com mais privacidade: outra coisa bacana do novo Ubuntu é a função de diretório privado, ou seja, uma área em que ninguém tem acesso e que, se for invadida, ainda contará com encriptação (um método que embaralha as informações e impede que elas sejam visualizadas por pessoas não autorizadas).

Quem sabe usar códigos no sistema pode testar a funcionalidade, ainda em versão alpha (fase de testes inicial), com os seguintes comandos:

sudo apt-get install ecryptfs-utils auth-client-config
sudo auth-client-config -p ecryptfs_standard \\
-t pam-auth,pam-session,pam-password
ecryptfs-setup-private

Instalação por USB: a instalação poderá ser feita a partir de um pendrive e não precisará ser feita por meio de um disco imagem (que é um jeito um pouco complicado para quem é iniciante).

Inicialização mais rápida: o Ubuntu, que já é muito mais rápido de inicializar que o Windows, promete ficar ainda mais ligeiro. Todo sistema tem seus prós e contras, mas que o Ubuntu é muito mais ligeiro que o Windows não se pode negar.

Drivers de impressora serão instalados automaticamente: na versão atual, muitos dispositivos já são reconhecidos automaticamente, como câmeras, celulares e cartões de memória, mas a instalação de drivers deve ser melhorada na 8.10.

Navegador de arquivos com abas: o Nautilus, que cumpre a mesma função do Windows Explorer no Ubuntu, terá navegação com abas, no mesmo estilo do Firefox (e do IE, e do Chrome e do Safari... agora todo mundo tem abas)

Melhor suporte a Flash: não especificou o que isso significa exatamente

Aqui já divulgamos os donwloads das versões de teste do novo ubuntu.

Fonte:UOL

Nenhum comentário: