Urnas eletrônicas terão Linux e biometria em 2008


As urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de 2008, que escolhe os novos prefeitos e vereadores de todo o Brasil, inauguram o uso de sistema operacional Linux e, em três municípios escolhidos para teste, também o recurso da biometria para identificação do eleitor.
As iniciativas fazem parte da estratégia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “melhorar a segurança e a transparência do processo”, segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE.

Segundo Janino, em entrevista à Reuters, “há várias campanhas no sentido de macular esse processo”. Mas, segundo ele, nos 12 anos em que o Brasil se utiliza de urnas eletrônicas “nenhuma fraude foi comprovada”.

Outra vantagem da escolha do Linux, segundo Janino, “é a transparência do processo”. Segundo ele, com os antigos sistemas proprietários, o TSE tinha dificuldade em abrir os códigos de programação das urnas a entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e mesmo aos partidos políticos.

A terceira vantagem, de acordo com o secretário, é a segurança. “O software [Linux] é robusto e reconhecidamente seguro”, afirmou Janino.

A biometria se caracteriza por identificar o usuário através de alguma característica única de seu corpo. O TSE fará, nesse piloto, identificação pela impressão digital, mas está apto também a identificar os eleitores pela face.

Fonte: Planeta Ubuntu

Nenhum comentário: