Avast 5


Para começar, serão três versões distintas. A gratuita, equivalente ao atual avast! Home Edition 4.8, que trará todos recursos básicos de qualquer antivírus, somados a detalhes que ainda não foram revelados; a paga, equivalente à Professional Edition atual, que juntará os recursos da gratuita a outros herdados da atual versão, além de módulos virtualizados; e a Internet Security, completa solução de segurança que, além do antivírus pago, traz também anti-spam e firewall. Se você já possui a versão paga, boas-novas: como sempre ocorre com a Alwil, a atualização será gratuita.

O motor de detecção será o mesmo nas três versões, e, como o post do blog oficial diz, embora soe cliché (e soa mesmo), a nova versão consegue lidar com mais ameaças digitais e, ao mesmo tempo, ser mais leve, consumir menos recursos. As otimizações não são restritas ao motor; o programa em si também está mais leve. Os desenvolvedores citam como exemplo a inicialização do sistema, que com o novo avast! 5, torna-se praticamente imperceptível. O ideal da equipe é fazer com que o antivírus interfira o menos possível no uso do PC.

Por dentro, o avast! 5 trará novidades nem tão novas assim - pelo menos quando confrontado com a concorrência. Heurística passa a ser oficialmente suportada no programa. Teremos também a detecção de PUPs, abreviação de Potentially Unwanted Programs. Também estreia um emulador de código (ou dynamic translation module, para ser mais exato), que previne a ação de amostras de malwares empacotadas por desconhecidos.

Para fechar com chave de ouro, a interface ganhou um tapa no visual bem-vindo. Seguindo uma tendência relativamente antiga no mercado de antivírus, agora são duas interfaces, uma básica para usuários novatos e/ou que não querem muito saber de configurações complexas, e outra avançada, que possibilita mexer e alterar os mínimos detalhes.


Fonte:winajuda

Nenhum comentário: