MW trekking


O Parque Nacional da Serra da Bocaina foi criado pelo Decreto no 68.172 de 04 de fevereiro de 1971, e teve seus limites alterados pelo Decreto no 70.694 de 08 de junho de 1972.Entrada do Parque

Localiza-se entre as duas mais populosas capitais do País, a sudeste o Estado do Rio de Janeiro e a noroeste o Estado de São Paulo, abrangendo terras dos municípios de Paraty, Angra dos Reis, São José do Barreiro, Areias, Cunha e Ubatuba, com área de 110 mil hectares.

Suas coordenadas geográficas são latitude 22o40’- 23o20’ S, longitude 44o24’ - 44o54’ WG.

Quanto à paisagem, fauna e flora, sua área está situada na Serra do Mar, onde o Planalto da Serra da Bocaina se debruça diretamente sobre o Atlântico.

A variação da paisagem natural do Parque vai desde uma enseada com praias arenosas ( Praia do Cachadaço e Praia do Meio) e uma ilha oceânica ( Ilha do Tesouro) na região da Trindade, despenhadeiros, grotões e vales profundos com bordos recortados, atingindo os campos de altitude em cotas superiores a 1800 metros.

Há muitos rios, com belíssimas cachoeiras de águas frias e cristalinas.

A principal bacia hidrográfica é a do Rio Mambucaba.

Nasce no Parque um dos formadores do Rio Paraíba do Sul, o Rio Paraitinga.

A vegetação vai desde as formações costeiras e estuarias até a floresta tropical pluvial atlântica, com sua incrível biodiversidade, ocupando parte litorânea, encostas e nas maiores altitudes da serra, em cujo planalto a floresta sede lugar aos campos nativos, entremeados de matas de galeria onde ocorrem manchas mais ou menos densas de pinheiros-do-Paraná ( Araucaria angustifolia) e do pinheiro bravo ( Podocarpus lambertii).

Várias epífitas raras ocorrem na área, em especial nas margens dos rios, tais como as micro-orquídeas dos gêneros Barbosella e Capanemia.

Existe muita madeira-de-lei, com as canelas parda, preta e amarela, o guatambú, o louro, a sucupira, a imbuia, o cedro, o araribá, o jequitibá, também merece citação dentre muitas palmeiras o palmito ( Euterpe edulis), muito ameaçado pelo seu valor econômico.

A diversidade de espécies vegetais e animais, decorre da variação de altitudes que ocorrem na área do Parque, desde o nível do mar até os 2088 metros de altitude no Pico do Tira Chapéu, no planalto da Bocaina divisa dos municípios de São José do Barreiro e Areias, no Estado de São Paulo.

A rica fauna da região atlântica está bem representada no Parque, inclusive com diversas espécies ameaçadas de extinção como o mono-carvoeiro, o barbado, o sagui-da-serra-escuro, a suçuarana ( Felix concolor), a jaguatirica ( Felix pardalis), o gato-do-mato, a lontra, o tamanduá-bandeira, o macuco, o gavião-de-penacho, o

gavião-pega-macaco, o gavião-real, a jacutinga, o papagaio-do-peito-roxo, a tiriba, a sabiá-cica, etc.

O acesso é feito pela Rodovia Presidente Dutra, entrando-se na cidade de Queluz - SP, seguindo-se até Areias e finalmente a São José do Barreiro, num percurso de 35 quilômetros de estrada asfaltada.

De São José do Barreiro, segue-se pela SP 221, são mais 27 quilômetros até o Parque em estrada de terra com precária conservação e trânsito difícil no período das águas.

Esta unidade representa uma pequena amostra da Mata Atlântica, o ecossistema brasileiro mais ameaçado. Cabe a cada um de nós, a responsabilidade de zelar pela conservação das belezas naturais que ainda restam, para entregá-las às gerações futuras.

A seguir estão algumas dicas muito importantes para o seu melhor relacionamento com a natureza, objetivando garantir o mínimo de impacto, contribuir para o aprimoramento da educação no ambiente natural e facilitar a observação da fauna, da flora e das paisagens.

Conheça a legislação ambiental;

Obedeça a sinalização;

Proteja placas informativas;

Caminhe somente acompanhado;

Respeite os funcionários;

Proibida a entrada de animais de estimação;

Leve saco para recolher o seu lixo;

Cuidado com animais peçonhentos;

Melhores informações na administração do Parque (012) 3117-1225, em São José do Barreiro.

IMPORTANTE: O Parque Nacional da Serra da Bocaina encontra-se em implantação, não dispondo no momento, de infra-estrutura de apoio a visitação que só é permitida com prévia autorização da Chefia do Parque.

Este informativo foi criado pela Chefia do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que gentilmente nos autorizou sua reprodução.

MW Trekking Viagens e Turismo

Para quem se interessou:
http://www.mwtrekking.com.br/
São José do Barreiro - SP

Eu estive e foi muito legal.
Quem quiser mais informações pode entrar em contato comigo :
danilo1_55@hotmail.com

Nenhum comentário: