Usuários de programas de gerenciamento de e-mails, como o Outlook e o Windows Mail, estão vulneráveis ao ataque de um novo vírus. O objetivo da praga é roubar dados dos usuários, principalmente login e senha, para se propagar e contaminar outras contas usando o e-mail infectado. As mensagens são enviadas por meio do protocolo padrão de envio de mensagens, chamado de SMTP.
Além disso, a nova ameaça pode roubar dados do computador atacado, como senhas de bancos e outros serviços. Por conta do excesso de e-mails enviados maliciosamente, o usuário contaminado pode parar em listas negras de mensagens indesejadas (spammers) e ter a conta e o IP bloqueados, o que pode impedir a pessoa de visitar alguns sites.
A infecção acontece quando o usuário recebe um e-mail sugerindo que ele clique em um link para ser direcionado a uma página com fotos (como se fossem de uma festa, por exemplo). Ao acessar a página, é levado, na verdade, até um arquivo que instala o vírus em sua máquina.
Identifique e elimine a praga
O primeiro passo para saber se a sua conta de e-mail foi infectada é atualizar o antivírus instalado no computador, para garantir que o programa tenha todas as ferramentas necessárias para a remoção do novo vírus, e fazer uma varredura completa no equipamento. Encontrando qualquer suspeita de vírus, deve remover, reiniciar o computador e fazer nova verificação.
Cada programa antivírus dá um nome diferente à praga. O programa da Microsoft o chama de TrojanDownloader:Win32/Banload.LS. No Symantec, é batizado de Suspicious.DLoader. Por isso o usuário deve optar por excluir todos os vírus que o programa encontrar.
Outra dica é ficar atento a avisos de e-mails devolvidos e que não foram enviados pelo usuário. Tais alertas sinalizam que a sua conta está sendo usada para distribuir links e textos infectados para outras contas sem o seu conhecimento.
Fonte:uol
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