O número de usuários de internet chegou à marca de 1,5 bilhão no mundo, entre usuários de redes fixas e móveis. Os dados foram divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (27).
Outro marco, segundo o relatório, é o número de aparelhos celulares: cerca de 4 bilhões no mundo, um aumento exponencial --há oito anos, o mundo contava com pouco mais de 500 milhões de aparelhos. O levantamento aponta ainda estimativa de que 61% da população possui telefone móvel, superando o número de linhas do telefone fixo.
Quanto ao acesso de internet móvel, o documento diz que 158 milhões de aparelhos celulares foram utilizados para esse fim até o final de 2007, 18% a mais do que o acesso registrado em 2006. O aumento do número ocorreu devido ao advento de tecnologias como 3G e similares.
A tecnologia de voz sobre IP (telefone via internet, por meio de programas como o Skype, por exemplo) também demonstra ser um dos maiores sucessos da internet: deve chegar a 80 milhões de usuários até o fim de 2008.
Ricos e pobres
O texto também aponta para a expansão da conexão rápida em detrimento da conexão dial-up, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No caso de países em desenvolvimento, Turquia, Senegal e Chile, por exemplo, mantêm 90% das suas conexões em banda larga. Em todo o mundo, segundo a ITU, elas são 50% das conexões.
Mas a diferença entre os países ricos e pobres é acentuada nos números: enquanto a penetração de banda larga é de 16% na Europa e de 10% nas Américas, a África tinha apenas 1% de conexões rápidas até o final de 2007.
A diferença ocorre também devido à distribuição de acessos em telecomunicações nos países. O relatório aponta soluções como, por exemplo, a derrubada de barreiras comerciais que inibem o fluxo de capitais de um país para outro.
Fonte: Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário