Fedora 9




A última e maior versão do Fedora, que tem o codinome de Sulphur, está disponível para download e oferece excelentes melhorias e incrementos, além de novas funções.

O Fedora 9 trás como sempre as maiores novidades no mundo do software livre, entregando sempre as aplicações mais atualizadas como o kernel 2.6.25. Essa é uma das missões da distribuição, entregar softwares de qualidade sempre aplicando suas últimas versões. Esse lançamento conta com o Gnome 2.22, que tem grandes melhorias como o GVFS, que é um sistema de arquivos virtual. O Fedora também é a primeira versao linux a oferecer o KDE 4, uma das versões mais esperadas do KDE de todos os tempos. Também se encontra o Firefox 3 beta 5 que teve uma significativa melhoria no uso de memória e oferece uma experiência bem melhorada na navegação de sites em comparação com o Firefox 2.

Já no processo de instalação, o Fedora conta com uma das maiores surpresas do mundo Linux, o Anaconda. Nessa versão, o instalador do sistema Fedora ganhou a função de trabalhar com o novo sistema de arquivos EXT4 que prove melhor performance na leitura e gravação de dados, suporte a discos bem maiores, e uma aplicação de desfragmentação online. O que mais vai chamar a atenção de usuários domésticos e experientes na distribuição é a opção de redimensionamento de discos, onde um usuário que quer instalar o Fedora com o Windows tem a opção de redimensionar o disco do Windows dando espaço para a instalação do Fedora.

Falando em funções na arquitetura do sistema, o Fedora trabalha com o servidor de som PulseAudio e controle de privilégios seguros do PolicyKit que já vinham no Fedora 8 e estão mais completos na nova versão. A ferramenta NetworkManager simplifica muito a configuração de rede e provê um acesso mais fácil a redes sem-fio, também recebeu uma série de melhorias nessa versão, como suporte a conexões GSM e CDMA.

Outra excelente adição foi o PackaKit, uma aplicação de frontend para gerencimento de pacotes que espera-se que se torne mundial (padrão em várias distribuições). Ela traz uma interface para usuários que pode ajudar na atualizaçao em múltiplos sistemas, indiferente da distribuição. A interface do PackageKit é compatível com várias distribuiçoes Linux, incluindo o framework YUM, que recebeu várias melhorias de performance nessa versão. Foi atualizada a versão do Gnome desktop manager que provê um suporte mais robusto a funções avançadas como troca rápida de usuários e integração de serviços como o ConsoleKit e PolicyKit.



Tema padrão do Fedora








Fonte: Rmenezes

Nenhum comentário: