
Foram algumas semanas de atraso, mas finalmente o Firefox 3 chegou à sua versão final.
Após enfrentar problemas relacionados ao acúmulo de falhas de segurança, a Mozilla atrasou em três meses o lançamento do novo navegador, que finalmente chega à sua versão final nesta terça-feira (17/06).
Mais que uma simples atualização (como tinha sido o Firefox 2 em relação à primeira versão do browser), o Firefox 3 traz novidades suficientes para pautar as próximas gerações de ferramentas em navegadores rivais.
"Barra sensacional"
Principal novidade do Firefox 3, a nova barra de endereços - chamada sem qualquer modéstia pela Mozilla de "awesome bar" ("barra sensacional", em tradução livre) - bate palavras-chave com URLs, títulos e conteúdos de página para recuperar sites já visitados.

Nova autenticação
Ao lado da nova barra de endereços, o Firefox 3 traz um ícone que, quando clicado, reproduz detalhes sobre os responsáveis pelo site, em ferramenta que ajuda a combater golpes online.

Autenticação mais segura
Quando o site visitado pelo usuário conta com informações sobre a empresa responsável por administrá-lo e os protocolos de segurança utilizados, a barrinha do Firefox 3 se torna verde e lista as informações.

Novos favoritos
O sistema para definir Favoritos também mudou no Firefox 3. Agora, uma grande estrela no canto direito da barra de endereços deve ser clicada uma vez para que o site seja listado entre os favoritos do usuário.

Configuração por tags
Ao clicar duas vezes sobre a estrela, uma nova janela se abre para que o usuário escolha o nome, a pasta onde a URL será salva e as tags atreladas ao endereço - pela "barra sensacional", é possível digitar a tag para ver todos os sites referenciados com determinada palavra.

Nova ferramenta contra golpes
Enquanto o Firefox 2 havia acrescentado um filtro que protegia usuários contra sites de phishing, o Firefox 3 conta como novidade ferramenta similar contra páginas que exploram falhas no navegador para instalar softwares maliciosos.

Como funciona a nova barra
Ao invés de lembrar literalmente de uma URL, a nova barra permite que você digite termos registrados no meio do seu conteúdo, ainda que o determinado termo não esteja no endereço. O Firefox 3 permite até mesmo acumular palavras para refinar a busca.
Serviços que exigem senhas
Nos casos de serviços que exigem senhas, o ícone do Firefox 3 se torna azul e, quando clicado, mostra o responsável pelo serviço e quais as tecnologias usadas para garantir a segurança do usuário.


Mais opções
Baixe as versões para:
* Linux
* Mac OS X
Fonte: IDGNOW
Nenhum comentário:
Postar um comentário