Mobilização mundial busca corrigir falha de segurança na web


Os grandes grupos de informática começaram a distribuir um software de correção (patch) para corrigir uma grave falha de segurança na internet.
A notícia, divulgada pela imprensa americana, foi revelada pelo especialista de segurança na internet da empresa IOActive Dan Kaminsky, que descobriu esse erro há cerca de seis meses.

Kaminsky não quer dar detalhes técnicos sobre sua descoberta até o início de agosto, para possibilitar que todos os softwares em vias de distribuição sejam instalados.

No entanto, o especialista explicou que encontrou a falha no sistema de nomes de domínio, também conhecido como DNS, o que permite relacionar os endereços da internet e as páginas correspondentes nos servidores, ao transformá-las em sistemas numéricos similares aos telefônicos.

A "magnitude" da operação de segurança iniciada pelas empresas de informática mais importantes em nível mundial para atenuar o problema não tem precedentes, segundo Kaminsky, que faz parte do grupo de quase 20 pesquisadores que trabalharam os últimos meses sob sigilo para buscar uma solução.

O principal perigo sobre a segurança na internet devido a esse erro está no fenômeno do phishing, uma modalidade de fraude que busca roubar dados como números de cartões de crédito, senhas, informação de contas ou outros dados pessoais através de e-mails ou pop-ups enganosos.

Nenhum comentário: