A Opera anunciou, ontem, o Opera Turbo, novo recurso com essas características, já disponível no último release do Opera 10 Alpha.
Opera Turbo em ação.
Opera Turbo em ação.
O Opera Turbo é uma tecnologia de compressão e otimização de dados. Quando o usuário acessar alguma página com o recurso ativado, o endereço será enviado para os servidores da Opera, lá esse conteúdo será otimizado e comprimido, e então os dados serão enviados para o computador do usuário. Essa otimização consiste em dois pontos principais: reduzir a qualidade de imagens, e não carregar objetivos Flase e AJAX. Esses últimos somente são carregados após a intervenção do usuário, mediante um clique do mouse.
Adicionar mais um ponto no processo, pela lógica, parece tornar tudo mais lento. E, de fato, em conexões rápidas, como atestou o Download Squad, o tiro sai pela culatra. O Opera Turbo é recomendado apenas para conexões lentas, de 100 Kbps, e mira em conexões EDGE/GPRS. Quer ver o recurso funcionar no cenário ideal? O programa NetLimiter 2 Pro limita a conexão da Internet, assim, o Opera Turbo funciona a contento.
O Google sofreu muito com denúncias de abuso de privacidade com o Web Accelerator, e isso justifica a ênfase da Opera em rebater especulações do tipo. A empresa admite que o serviço gera estatísticas, mas deixa claro que não armazena hábitos de navegação, nem quaisquer outas informações particulares/individuais. E em páginas criptografadas (SSL), o Opera Turbo não atua. Quando o usuário acessa uma página do tipo, a comunicação é feita diretamente entre os dois pontos, ou seja, a Opera não otimiza páginas seguras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário