Vírus do 1º de Abril

Fique sabendo tudo que pode acontecer amanhã, dia 1º de abril com a ameaça real do CONFICKER e saiba como se proteger.

Segundo informações divulgadas pelo G1, o vírus chamado de Conficker, criado para transformar vários computadores em zumbis, que já infectou 12 milhões de máquinas ao redor do mundo, deve executar um comando simultâneo amanhã, dia 1º de abril, dia da mentira.

É possível que ocorra um “oubreak” - surto, em português -, já que, segundo as empresas de segurança que acompanham a praga, os criadores do código malicioso do Conficker deverão assumir o controle dos milhões de computadores já infectados pela praga - formando algo conhecido como botnet - e enviem toneladas de spam ou pacotes de dados com o objetivo de derrubar servidores.

Aliás, há uma aliança que planeja deter o vírus - a Conficker Cabal - e um preço pela(s) cabeça(s) de seu(s) criador(es): a Microsoft está oferecendo US$ 250.000 para quem encontrá-lo(s). Jose Nazario, chefe de pesquisas da Arbor Networks, diz que o Conficker deve sim causar algum dano, mas não se sabe o que será e suas consequências.

Por fim, a única coisa que se sabe é que o vírus utiliza uma brecha no Windows (que já foi corrigida em outubro do ano passado). Para quem não atualizou o sistema operacional e não fechou o tal rombo, é como estar “jogando roleta russa”, segundo um engenheiro da gigante de Redmond. Se você quer ter certeza que o Conficker não está na sua máquina, as seguintes ferramentas podem ajudá-lo a detectá-lo e removê-lo:

Fonte:G1/GuiadoPC

Nenhum comentário: