Após passar três dias evitando confirmar uma pane em sua rede --que deixou milhares de usuários sem acesso à internet em São Paulo--, a Telefônica atribuiu os problemas a "ações externas e deliberadas".
Em comunicado enviado à imprensa nesta quinta-feira --leia abaixo o texto completo--, a empresa afirma que estas ações "caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS [da sigla em inglês que significa Servidor de Nome de Domínio]".
"Esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas, gerando as dificuldades de navegação em páginas de internet." Os servidores DNS são equipamentos que traduzem endereços de sites para os endereços IP correspondentes.
Na terça-feira, ao ser questionada sobre a deficiência de seu serviço, a empresa disse que não existia qualquer "problema generalizado para acesso ao Speedy". "Existe a possibilidade da ocorrência de anormalidades pontuais, que podem ser consideradas normais no dia-a-dia do serviço de banda larga da Telefônica", afirmou.
Agora, a empresa diz que lamenta o transtorno causado aos clientes e que está trabalhando para normalizar a operação de sua rede o mais rápido possível, sem especificar nenhum prazo. Diz estar investigando a autoria e motivação destas ações e que pretende "tomar as medidas que forem cabíveis".
A Telefônica terá até o final da tarde de hoje para responder a notificação do Procon-SP, feita na tarde de ontem (8). O órgão questionou a empresa sobre a extensão do problema do no Speedy, quantas pessoas foram prejudicadas e o motivo da falha.
A companhia liderou pelo terceiro ano consecutivo o ranking de reclamações fundamentadas pelo Procon em 2008 na cidade de São Paulo. A empresa de telefonia recebeu 3.615 reclamações. Ao todo, 2.839 empresas foram alvos de 27.747 reclamações fundamentadas no ano passado.
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Fonte:folha de são paulo
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