O gOS causou furor injustificado quando apareceu. Graças ao nome, e por ser baseado em web services ao invés de programas locais, foi logo apelidado de “Google OS”, mas, claro, bastou alguns sites testarem o sistema para se chegar à conclusão de que tratava-se de um Ubuntu sabor limão (verde, limão, hãn, hãn?).
Após alguns meses amargando essa sina de Google OS-fake, a Good OS, empresa por trás do gOS, apresenta agora algo realmente inovador, interessante, e que pode fazer muito sucesso: o gOS Cloud. Ainda é uma distro Linux, ainda é fortemente baseado em web services, mas traz um diferencial matador: boot ultra-rápido. O sistema abre o Google Chrome, e uma barra a la Dock, com atalhos para sites e web services. Tudo isso em (segundo o fabricante) poucos segundos. Não bastasse isso, o Cloud ainda serve como boot loader: a partir dele, sem reiniciar o computador, é possível iniciar o Windows ou outra distro Linux.
Para quem precisa apenas fazer uma consulta rápida num site, ou verificar algum dado mínimo, essa solução é excelente. A Asus já traz algo semelhante em suas placas-mãe, e não surpreenderá se essa tática, por parte das fabricantes, virar uma constante dentro de um ou dois anos.
Por enquanto, o gOS Cloud está em fase de testes. a Good OS está conversando com a Gigabyte, no sentido de incluir o sistema nos netbooks da fabricante, juntamente com o Windows XP
Nenhum comentário:
Postar um comentário