O site de vídeos YouTube iniciou nesta semana uma campanha para criar a “primeira orquestra colaborativa”, que tem o objetivo de reunir músicos de diferentes países em uma apresentação de música clássica realizada em Nova York, no início de 2009.
Para participar, os interessados – amadores ou profissionais -- devem enviar até 28 de janeiro vídeos em que aparecem tocando “Internet Symphony No. 1 Eroica'', composta exclusivamente para o evento, além outra música clássica de sua escolha. A partitura do chinês Tan Dun (vencedor do Oscar, do Grammy e compositor do tema das Olimpíadas) está disponível para diversos instrumentos.
As inscrições podem ser feitas até 28 de janeiro na página da Orquestra Sinfônica do YouTube. “A iniciativa vai transformar as performances individuais em uma sinfonia global e mudar a maneira como os músicos se conectam pela internet”, diz um texto publicado no blog do site de vídeos.
Especialistas de diversas orquestras montarão um grupo de semifinalistas e, em fevereiro, os internautas poderão votar em seus favoritos. Os músicos selecionados se apresentarão em abril de 2009 no Carnegie Hall, quando tocarão a “Internet Symphony No. 1 Eroica''. Além de participar da apresentação, os escolhidos terão aulas sobre música clássica durante três dias.
A viagem e a acomodação serão pagas pelo Google, empresa responsável pelo site de vídeos YouTube. A ação tem a colaboração de London Symphony Orchestra (Orquestra Sinfônica de Londres), Carnegie Hall (casa de shows em Nova York), do vencedor do Grammy Michael Tilson Thomas, de Tan Dun e do pianista Lang Lang.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário