EUA terá o computador mais rápido do mundo


O computador mais rápido do mundo será utilizado para fazer testes virtuais de armas nucleares dos EUA.

Projetado para realizar testes virtuais das armas nucleares dos Estados Unidos, ele executará 1.000 trilhões de cálculos por segundo, anunciou o Departamento de Energia do governo norte-americano nesta segunda-feira.

O Roadrunner, da IBM, foi instalado no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, e é o primeiro a alcançar a marca conhecida como petaflop de performance sustentada, informaram o departamento e a IBM.

"Para colocar isso em perspectiva, se cada uma das 6 bilhões de pessoas da Terra tivesse uma calculadora para trabalhar em conjunto em um cálculo 24 horas por dia, 365 dias por ano, seria necessário 46 anos para fazer o que o Roadrunner é capaz de fazer em um dia", afirmou o departamento.

"Flop" é um termo relativo a operações de ponto flutuante por segundo. Um petaflop equivale a 1.000 trilhões de cálculos por segundo.

"O Roadrunner será usado pelo Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia para executar cálculos que melhoraram em muito a capacidade de nos certificar de que os estoques de armas nucleares dos EUA são confiáveis sem a necessidade de se executar testes nucleares subterrâneos", informou o departamento em nota à imprensa.

"O Roadrunner não somente terá um papel importante na manutenção do papel nuclear dos EUA, e também vai contribuir para resolver nossos desafios globais de energia e abrir novas janelas de conhecimento em campos de pesquisa científica", acrescentou o departamento.

Nenhum comentário: